domingo, 5 de julho de 2009

O que é Treinamento Funcional?


Treinamento Funcional, como o próprio nome já diz, baseia-se num tipo de treinamento onde se trabalha gestos específicos ou não, de esportes (performance ou reabilitação) ou do cotidiano (saúde), com equipamentos alternativos, por exemplo, elásticos, plataformas de desequilíbrio, bolas de todos os tamanhos, cama elástica, etc, que cabem em pequenos espaços. O princípio do Treinamento Funcional é recrutar a musculatura estabilizadora do corpo trabalhando a propriocepção e não somente a musculatura superficial. Atualmente é uma nova possibilidade de atuação para os profissionais de Educação Física.

A enciclopédia on line, Wikipédia, traz informações sobre o tema: "Na atualidade o Treinamento Funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo-esquelético. Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino."

O Treinamento Funcional se adapta a qualquer programa e objetivo de treinamento. A questão estética é considerada importante, mas vista como conseqüência do treinamento e não como objetivo.

O treinamento é focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, que são: agachar, pular, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar. Qualidades como força, velocidade, equilíbrio, agilidade, coordenação, flexibilidade e resistência são integradas de forma a proporcionar ganhos significativos de performance para o indivíduo em sua atividade específica.

Confira alguns vídeos ilustrativos na internet:








Nenhum comentário:

Postar um comentário